Ouça ao vivo

Tomógrafos do Mário Gatti e Ouro Verde quebram

Foto: Valéria Hein

Os tomógrafos dos hospitais Ouro Verde e Mário Gatti, em Campinas, estavam quebrados nesta quarta-feira (9). Segundo apurado pela reportagem da CBN, o equipamento do Mário Gatti já foi consertado, mas o do Ouro Verde segue quebrado, e sem perspectiva de solução a curto prazo.

A Presidente do Conselho de Saúde de Campinas, Nayara Oliveira, afirma que o equipamento do Mário Gatti atende somente pessoas internadas na unidade, enquanto o do Ouro Verde e o do Hospital da PUC realizam exames ambulatoriais pelo SUS.

Ela afirma que a situação é muito preocupante, pois o Hospital da PUC está com boa parte de seus recursos voltados para o atendimento a pacientes de covid-19, e isso acaba impactando também outros atendimentos. “Ocorre que pro Mário Gatti o tomógrafo e usado para os internados, a demanda ambulatorial é atendida pelo Ouro Verde e PUC, sendo que a PUC está com uma pressão em seu Pronto-Socorro, então estamos com uma redução de oferta de exames de tomografia, reduzido a um quarto do que deveria ser”, explica.

Os tomógrafos são equipamentos importantes para o diagnóstico de várias doenças e problemas de saúde, inclusive alguns dos relacionados às covid-19. Ele é utilizado em exames de imagem, e apresenta informações que muitas vezes não constam em exames de raio-x. “Pra saber da situação de câncer, cálculo renal, falta de ar pós-covid, então é uma demanda muito forte e importante que está neste momento sem perspectiva de resolução, pois o tomógrafo do Ouro Verde está quebrado e sem perspectiva de resolução rápida”.

O vereador Pedro Tourinho (PT), presidente da comissão de saúde da Câmara, critica a falta de manutenção adequada dos equipamentos da rede municipal de saúde. “Na situação que a gente vivencia no Mário Gatti e Ouro Verde, da quebra frequente dos equipamentos, a gente tinha a expectativa que a Rede Mário Gatti servisse de instrumento de qualificação da gestão, com planos que assegurassem a manutenção mais rápidas dos equipamentos, uma melhor gestão, que não gerasse esse tipo de situação”.

A Prefeitura de Campinas se manifestou sobre o assunto por meio da seguinte nota: “A Secretaria de Saúde informa que o tomógrafo do Mário Gatti começou a funcionar hoje (quinta, dia 10). O do Ouro Verde aguarda a chegada da peça que já foi adquirida. A previsão é que volte a funcionar na próxima segunda-feira (14). A pasta esclarece ainda que acompanha clinicamente todos os pacientes com disponibilidade de exames de tomografia na PUCC e na Beneficência Portuguesa, prestadoras de serviços ao município. Se necessário, há outras opções de radiologia.”

 

*Erramos: Inicialmente foi informado que a Prefeitura não havia se manifestado até o horário de fechamento da matéria, o que não procede. A correção foi realizada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.