Ouça ao vivo

TRT-15 lidera ranking de processos julgados

Foto: arquivo/CBN
Pela  primeira vez, em 34 anos,  o Tribunal Regional do Trabalho da  15ª Região, o TRT-15,  lidera  o ranking quantitativo de  processos julgados divulgados pelo TST, o Tribunal Superior  do  Trabalho. Pelos dados, a quantidade de processos trabalhistas julgados no interior de São Paulo ultrapassou a capital paulista. No período de 1º de janeiro à 31 julho, no TRT-15, foram 194.950 conflitos solucionados. Já Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, maior TRT do Brasil, localizado em São Paulo o número  ficou em 185.399 conflitos solucionados. No mesmo período, em  todas as 24 regionais do país  foram julgados 1.260.207 processos. De acordo com a desembargadora Gisela Moraes, presidente do TRT-15, no período analisado para  cada 100 processos trabalhistas julgados, o Tribunal Regional de Campinas foi responsável por 15 deles. Ela  atribui o resultado ao empenho dos magistrados, servidores e estagiários durante a crise provocada pelo coronavírus.

O TRT-15 responde por 599 municípios paulistas e uma população estimada  em 22 milhões de pessoas. De acordo com a presidente da unidade, para chegar à liderança do ranking de processos julgados, somente no período de trabalho remoto que  começou  em 16 de março, foram proferidas 253.654 sentenças e  mais de 273 mil decisões. Foram registrados  também a realização de mais  785 mil despachos. Ela  explica que em parceria com o Ministério Público do Trabalho foram liberados pelas unidades judiciárias, mais de R$ 28 milhões  em valores depositados em juízo para o combate ao Covid-19. Segundo a  presidente do  TRT-15, a quantidade  de  processos solucionados no período analisado, está diretamente ligada ao desemprego provocado pela pandemia.

Os desembargadores do TRT 15 foram os que mais realizaram sessões de julgamento. De janeiro a julho, os 15 Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT-15, realizaram  mais de 16 mil audiências  sendo a maioria virtuais ou telepresenciais, com 7.913 acordos celebrados. O  número corresponde a um índice de 47%  do total de acordos. No período foram destinados R$ 464,94 milhões a trabalhadores do interior de São Paulo, por meio de conciliação promovida pelos Centros Judiciários.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.