Nesta semana, a Uber passou a enviar e-mails para que seus usuários soubessem de uma mudança na taxa de cancelamento das corridas solicitadas pelo aplicativo. As alterações estão relacionadas aos valores mínimo e máximo, bem como à adição da categoria Uber Flash na lista das que podem implicar em taxas decorrentes de cancelamentos. De acordo com a empresa, as novidades já estão em vigor desde o dia 21 de setembro.
A taxa de cancelamento, que antes tinha como valor máximo R$ 12 na categoria Uber Black, agora pode custar até R$ 20, com valor mínimo de R$ 5, o qual era de apenas R$ 1,50 no Uber Juntos. O cálculo, no entanto, continua sendo feito da mesma maneira, se cobrar um valor fixo em casos de cancelamento, considerando o tempo e a distância percorrida pelo motorista desde a solicitação até o cancelamento para gerar uma taxa. Tanto o motorista quanto o usuário podem executar a ação a qualquer momento após a solicitação da viagem, mas os passageiros têm apenas dois minutos após a confirmação da corrida para não sofrer nenhuma cobrança.
O presidente interino da Associação dos Motoristas de Aplicativo de Campinas e Região, Rodrigo Coelho Ferreira, disse que a nova política não ficou bem explicada. Ele disse que vai esperar para ver na prática como a cobrança da taxa de cancelamento será feita daqui por diante. “Até hoje, eu não recebi ainda essa tarifa variável. Quer dizer, essa mudança parece que aconteceu ontem e eu não tive ainda a experiência de ver como é cobrada essa nova taxa de cancelamento. E estou aguardando até ter a noção exata desse cálculo”, afirma.
A Uber informou que o aviso enviado aos usuários por e-mail se refere apenas a adição da categoria flash na cobrança da taxa de cancelamento. Nas demais categorias as taxas seguem sendo cobradas normalmente, com valores que variam de cada cidade.