Ouça ao vivo

Unicamp detalha datas de retorno presencial

A Unicamp apresentou nesta quinta-feira, 17, o cronograma do retorno de funcionários e alunos às atividades presenciais da universidade. A expectativa é que 100% das atividades sejam retomadas a partir do dia 04 de janeiro do ano que vem. Para isso, o cronograma gradual já começou a ser implantado e o sucesso depende da permanência mínima na fase amarela do Plano São Paulo. Caso a região de Campinas retroceda no plano estadual, a retomada será suspensa pela universidade.

O processo foi iniciado com o envio dos formulários dos servidores que vão retomar o trabalho presencial. Entre os dias 29 de setembro e 06 de outubro, será a vez dos alunos enviarem a documentação. Os formulários são importantes porque servirão de base para que a universidade prepare toda a infraestrutura para o retorno. Todos que voltarem às atividades serão testados contra a covid-19 uma semana antes do retorno. A universidade vai priorizar o retorno dos alunos que estão próximos de se formar e que precisam de aulas práticas.

Pelo cronograma, a partir de 19 de outubro será permitida a volta de até 20% dos funcionários. Em 02 de novembro, este número passa para 40% e em 16 de novembro para 60%, quando será também permitido o retorno de 25% dos alunos. Em 30 de novembro, serão 80% dos funcionários da universidade e 50% dos alunos. Haverá outras duas atualizações, uma em 14 de dezembro, que permitirá o retorno total dos servidores e de 75% dos alunos e a última, em janeiro do ano que vem, quando a situação deve ser normalizada.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse que o plano é viável, uma vez que há indicadores concretos de que a pandemia está recuando no país. “Há indícios muito claros de que a pandemia muito claramente e muito lentamente começa a diminuir. E naturalmente há uma preocupação com as atividades que estão sendo interrompidas com a necessidade da falta de presença no campus e que são necessárias, em algum momento, serem retomadas”, afirma. Cada servidor ou aluno da Unicamp que quiser discutir seu retorno presencial, deverá procurar a coordenação de seu setor. O reitor Marcelo Knobel garantiu que cada coordenadoria terá autonomia para avaliar e decidir sobre a questão. “Cada unidade terá autonomia. A gente tem uma parte fundamental do plano, que cada unidade diferente, cada órgão da universidade vai ter autonomia para tomar essa decisão. O que é prioritário, o que não é, de que maneira vão voltar. Todos tem absoluta autonomia para resolver isso”, garante.

Quem tiver qualquer dúvida sobre o cronograma de retorno das atividades presenciais da Unicamp, pode enviar um e-mail para retomada.covid19@unicamp.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.