Ouça ao vivo

Unicamp desenvolve câmera térmica de baixo custo

Foto: Leandro Manera

Uma câmera térmica autônoma desenvolvida na Unicamp para medir a temperatura corporal começa a ser utilizada nas próximas semanas dentro da própria universidade. O equipamento que poderá substituir o uso de termômetro digital, obrigatórios neste período de pandemia do novo coronavírus, será instalado na Faculdade de Engenharia Elétrica, onde foi desenvolvido e em outros setores como o HC.

De acordo com o professor Dr. Leandro Manera, a tecnologia foi patenteada no ano passado para detectar doenças em animais, porém, com a ocorrência da pandemia da Covid-19 foi feita uma adaptação para criar um produto de baixo custo. O equipamento é portátil e no teste que será feito em várias unidades da Unicamp, será instalado em um portal por onde as pessoas devem passar. Segundo ele, a imagem térmica obtida pelo equipamento permite que seja acessada em diferentes locais pela internet.

O sensor utilizado na Câmera Térmica vai permitir analisar, também,  a temperatura da garganta e apontar indícios de inflação, que é um dos sintomas da Covid-19. O sistema desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp já despertou o interesse de gigantes com a Petrobras e Embraer.

Por ser de baixo custo o equipamento poderá ser utilizado em escolas, empresas e em uma infinidades de outros setores. Ainda não há prazo especifico para lançamento no mercado, mas, a expectativa é que será em breve.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.