Unicamp desenvolve câmera térmica de baixo custo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Leandro Manera

Uma câmera térmica autônoma desenvolvida na Unicamp para medir a temperatura corporal começa a ser utilizada nas próximas semanas dentro da própria universidade. O equipamento que poderá substituir o uso de termômetro digital, obrigatórios neste período de pandemia do novo coronavírus, será instalado na Faculdade de Engenharia Elétrica, onde foi desenvolvido e em outros setores como o HC.

De acordo com o professor Dr. Leandro Manera, a tecnologia foi patenteada no ano passado para detectar doenças em animais, porém, com a ocorrência da pandemia da Covid-19 foi feita uma adaptação para criar um produto de baixo custo. O equipamento é portátil e no teste que será feito em várias unidades da Unicamp, será instalado em um portal por onde as pessoas devem passar. Segundo ele, a imagem térmica obtida pelo equipamento permite que seja acessada em diferentes locais pela internet.

O sensor utilizado na Câmera Térmica vai permitir analisar, também,  a temperatura da garganta e apontar indícios de inflação, que é um dos sintomas da Covid-19. O sistema desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp já despertou o interesse de gigantes com a Petrobras e Embraer.

Por ser de baixo custo o equipamento poderá ser utilizado em escolas, empresas e em uma infinidades de outros setores. Ainda não há prazo especifico para lançamento no mercado, mas, a expectativa é que será em breve.

 

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
CURADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também