As aglomerações e a demora no atendimento estão entre as principais reclamações do público que procura o Detran de Campinas. Desde o inicio da pandemia do coronavírus as unidades do órgão foram fechadas e reabriram no dia, 26 de agosto, já incorporadas ao Poupatempo.
Com o fechamento da agencia do Poupatempo da Avenida Francisco Glicério, a demanda no Campinas Shopping aumentou significativamente, principalmente em consequencia do público que necessita resolver as pendencias com o Detran.
O auxiliar de elétrica, Marcus Vinícius Linhares, reclama da demora, da falta de atendimento e das aglomerações. Já o motorista, José Fonseca tenta resolver os problemas do carro desde o começo do ano. Mesmo tendo feito o agendamento teve que aguardar por cerca de uma hora na fila. Segundo ele, uma das alegações para a demora no atendimento é a falta de funcionários.
As mudanças ocorridas no Detran prejudicaram também o trabalho realizado pelos despachantes. A despachante Denise Sellin, acredita que falta funcionários para dar conta da demanda.
O Prodesp informa que O atendimento presencial está restrito ao RG, primeira CNH e transferência de documento de outro estado e todos precisam ser agendados pela internet ou aplicativo Poupatempo Digital. No caso de serviços do Detran, o próprio aplicativo orienta o usuário sobre a necessidade ou não de fazer o agendamento presencial e, na maioria dos casos, tudo pode ser resolvido de forma remota. O problema é que nem todos conseguem como é o caso do operador de empilhadeira, Jairo Santos.
Com o agendamento do Detran feito pela internet e também no local duas filas acabam se formando diariamente na porta de entrada do Poupatempo do Campinas Shopping. A área não tem marcação no piso para manter o distanciamento entre as pessoas. A consequencia acaba sendo as aglomerações.