Oitenta por cento das escolas particulares do Estado de São Paulo retomaram as aulas presenciais no dia 7 de outubro. Os dados são do sindicato que representa a categoria e refletem a situação da Região de Campinas. A produção da CBN apurou que algumas escolas devem retornar só no dia 19 de outubro, como o Instituto Educacional Imaculada, por exemplo.
Mas, a maioria optou pelo retorno gradual já na primeira semana. No Instituto Educacional Crescer, por exemplo, 22% dos alunos retornaram. A volta é opcional e para os pais que decidirem manter os filhos em casa, a escola continua disponibilizando todas as condições para o ensino remoto.
Daniela Altheman é mãe de três filhas na escola. Duas no ensino médio e uma no Fundamental. Uma delas adaptou-se muito bem à educação online e preferiu continuar em casa. Já, as outras duas decidiram voltar. Ela afirma estar tranquila com o retorno, por confiar nos protocolos sanitários da escola e na responsabilidade das próprias filhas.
Os protocolos incluem, por exemplo, utilização de termômetros com infravermelho, protetores faciais de acrílico para todos os colaboradores, totens de álcool gel instalados em vários pontos estratégicos e nas salas de aula, distanciamento, tapete sanitizante e acessos feitos por três diferentes portões. De acordo com o diretor pedagógico, Anderson Gama, há ainda a orientação e conscientização de pais e alunos.
Anderson conta que, apesar de não ser fácil, as crianças e adolescentes são até mais flexíveis que os adultos para se adaptarem a novas situações. Para limitar a circulação de alunos, as atividades coletivas extraclasse foram suspensas, como o parque, salas de robótica e teatro e educação física na quadra.