Ouça ao vivo

Campanha eleitoral já está nas ruas

Campinas terá para as eleições municipais de novembro, mais de 920 candidatos na disputa por uma das 33  cadeiras cadeiras na Câmara de Vereadores e 28 aos cargos de prefeito e vice. A propaganda eleitoral em rádio e na televisão começa a ser veiculada a partir da próxima sexta-feira, dia 9, porém, a campanha nas ruas e na internet já começou.

De acordo com o Juiz da Zona Eleitoral 275 de Campinas, Guilherme Marrey, os candidatos devem ficar atentos a uma série de medidas que não podem ser adotadas, entre elas o envio de mensagens eletrônicas sem a autorização do eleitor.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus o corpo a corpo nas ruas é permitido, assim como a montagem de mesas para a distribuição de materiais e colagem de adesivos e bandeiras. O que não pode é ocupar espaços e bens públicos para a fixação de faixas e cartazes e a divulgação de candidatos em outdoors.

De acordo com o Juiz Eleitoral, a fiscalização sobre a propaganda politica irregular depende muito da colaboração dos próprios eleitores. O Juiz lembra que a boca de urna continua sendo crime eleitoral e a distribuição de santinhos nas proximidades dos locais de votação será amplamente coibida.

Quanto as urnas eletrônicas, o Juiz explicou que elas serão higienizadas de tempo em tempo, pois, se tornaria impossível fazer a higienização após o uso de cada eleitor. Além disso é um equipamento eletrônico e o uso constante de material para limpeza poderia causar danos.  Diante do fato será disponibilizado álcool em gel para que o eleitor faça a higienização das mãos antes e depois votar.

O Juiz Eleitoral acredita que por conta da pandemia o numero de eleitores que deixará de comparecer as urnas será elevado. A recomendação dele para quem não puder votar por questões de saúde é documentar todos os processos e apresentar para analise da justiça eleitoral posteriormente. O primeiro turno das eleições municipais deste ano acontece no dia 15 de novembro ás 7 horas da manhã e se estende até às 17 horas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.