Ouça ao vivo

Campinas espera avanço para fase verde

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, diz que a cidade deve avançar para a fase verde do Plano São Paulo nesta sexta. Com isso, afirma que o município já prepara ajustes e vai dialogar com vários setores e atividades econômicas antes de regulamentar as mudanças através de decreto. O anúncio do governo estadual deve acontecer nesta tarde.
Foto: Reprodução

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, diz que a cidade deve avançar para a fase verde do Plano São Paulo nesta sexta. Com isso, afirma que o município já prepara ajustes e vai dialogar com vários setores e atividades econômicas antes de regulamentar as mudanças através de decreto.

O anúncio deve acontecer no início da tarde na coletiva de imprensa que será realizada pelo governo estadual. Se oficializado, o avanço faria com que os comércios retomassem o horário normal a partir de 10 de outubro, após uma publicação no Diário Oficial do Município um dia antes.

“Há a expectativa da cor verde ser anunciada e na semana que vem teremos esse diálogo. Com isso, o decreto sai na sexta e vale não pra esse, mas pro próximo fim de semana. E aí o comércio vai poder abrir no horário normal e os bares e restaurantes poderão receber mais consumidores”, alega.

Ainda assim, Jonas e o secretário de Saúde, Carmino de Souza, alegam que o alerta continua, mesmo com a queda de casos de covid-19. A própria rede municipal de atendimento, inclusive, deve começar a ter alterações nos protocolos para que não haja risco para os pacientes e profissionais.

Segundo o responsável pela Pasta, as decisões serão tomadas após reuniões com os hospitais que formam a estrutura pública local. Entre elas, são previstos intervalos maiores entre as consultas, adaptações para evitar aglomerações nas salas de espera e a adoção mais efetiva da telemedicina.

“Nós vamos ter que deixar a estrutura pra covid-19 forte. Claro que nós não queremos qualquer chance de repique. Nós vamos trabalhar pra não ter. Mas temos que ter uma estrutura alterada para o caso de ter alguma flutuação, ou algum aumento de casos para que estejamos preparados”, avisa.

Além da expectativa para o avanço de fase, o prefeito também divulgou que enviou à Câmara Municipal de Campinas um projeto de lei que altera a liberação do alvará para a realização de eventos na cidade. O texto da proposta define o aval através de uma declaração, mesmo sem o recolhimento do ISS.

O pedido foi feito pelo próprio setor para desburocratizar os trâmites para a realização de festas, shows, palestras e congressos. O PL já foi protocolado no Legislativo e deve passar ainda pelas análises das comissões antes de ser levado a discussão e depois a votação de maneira virtual e remota.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.