Ouça ao vivo

Comércio volta a funcionar sem limitação de horário

Foto: Marco Guarizzo

Após anúncio de que a região avançou para a fase verde do Plano São Paulo, a prefeitura de Campinas vai publicar neste sábado, 10, numa edição especial do Diário Oficial do Município, um decreto estabelecendo nova flexibilização das atividades gerais na cidade. Deste modo, o comércio volta a funcionar normalmente, sem limitação de horário de funcionamento. A mesma decisão vale para o comércio de rua, shoppings, academias, salões de beleza e outras atividades, desde que os protocolos de segurança sejam respeitados.

O limite de pessoas dentro desses estabelecimentos será de 60% da capacidade, o uso da máscara segue obrigatório e deverá ser disponibilizado álcool gel para higienização das pessoas. No caso de bares e restaurantes, o funcionamento poderá acontecer durante todo o dia, mas o encerramento das atividades continua sendo às 22 horas, com tolerância de uma hora para quem já está sendo atendido no local. Os clubes sociais também poderão funcionar normalmente em relação ao horário, inclusive com o uso recreativo das piscinas.

Os parques públicos serão abertos no feriado de 12 de outubro e seguirão fechados nos demais dias da semana que vem. No final de semana seguinte eles serão reabertos, com 60% da capacidade. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, acredita que a adaptação à nova fase do plano deve ser tranquila na cidade. Segundo ele, a pandemia fez com que grande parte da população adquirisse novos hábitos. “A gente falava lá atrás, as pessoas colocavam muito a responsabilidade da queda da atividade econômica nas restrições. E muita gente viu que não é. É uma mudança comportamental das pessoas. As pessoas perceberam a doença e mudaram seu hábito de vida. Então, cada qual, em seu segmento, está se adaptando à nova realidade”, disse.

Em relação ao serviço público municipal, um novo decreto deverá ser publicado pela prefeitura de Campinas até sexta-feira da semana que vem. Nele, o município definirá quais servidores que seguem afastados deverão voltar ao trabalho presencial. Segundo o secretário Peter Panuto, já é definido que todos os serviços prestados pela prefeitura terão atendimento ampliado de 40% para 60%. “Deixamos para um segundo momento, devemos publicar na próxima sexta-feira, um decreto regulamento o retorno dos servidores. Como vai se dar isso, quem vai seguir em teletrabalho e quem voltará fisicamente”, explicou.

Com a aproximação do Dia de Finados, a prefeitura de Campinas anunciou que a reabertura da visitação nos cemitérios públicos e privados vai acontecer no dia 31 de outubro. Igrejas e templos também poderão funcionar sem limitação de tempo, com até 60% da capacidade. Os eventos em que as pessoas fiquem sentadas também foram liberados, desde que os protocolos de segurança sejam seguidos. Já os eventos em que as pessoas fiquem em pé precisarão de uma autorização que só será dada se a cidade permanecer por 28 dias seguidos na fase verde do Plano São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.