Ouça ao vivo

Consulta pública do trem intercidades será feita ainda neste ano

Foto: Governo de SP/Divulgação

O governo de São Paulo pretende realizar ainda neste ano uma consulta pública sobre o projeto de implantação do trem intercidades. A atividade é prevista no processo e antecede a licitação da obra, que deve ocorrer no ano que vem. Com a aprovação pelo Tribunal de Contas da União da renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista da Rumo, a Secretaria de Transportes Metropolitano passou a definir desde o início deste ano a modelagem financeira da concessão do trem intercidades, que ligará Campinas a São Paulo. O governo não vê mais dificuldades para a implantação do projeto.

O eixo Campinas a São Paulo será viabilizado por parceria público-privada (PPP) que incluirá a implantação do TIC e a operação, manutenção e conservação da Linha 7-Rubi. Nos cálculos do governo, a viagem de cerca de 100 km entre Campinas e a estação Barra Funda levará uma hora, já a ligação entre Jundiaí e a capital paulista pelo Trem Expresso deverá levar apenas 30 minutos, bem mais veloz do que utilizar a linha da CPTM atualmente.

De acordo com o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, o governo paulista seguirá os trâmites para a realização da consulta pública em breve e assim, possibilitar a licitação do modal já em 2021. “Sim, tem avançado esse projeto, ele vai agora para a consulta pública. Nós estamos avançando com o trem intercidades. Tem aí uma previsão importante, ainda nesse ano de anúncio dessa consulta pública, para que no ano que vem a gente possa fazer o processo licitatório dessa concessão tão importante que é o trem intercidades”, afirma. A concessão terá prazo de 30 anos e deve investir cerca de R$ 7 bilhões que incluem melhorias na Linha 7-Rubi.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.