Ouça ao vivo

Consumo de vinho aumenta na quarentena

O consumo de vinhos no Brasil registrou aumento considerável neste período de pandemia do novo coronavírus. Com todos os dados do primeiro semestre de 2020 computados, o consumo per capita de vinhos chegou a 2,37 litros por brasileiro com idade acima de 18 anos por ano.

De acordo como o sommelier, Lucas Francescato Amaral, o consumo per capita é ainda maior quando analisado apenas os dados do segundo trimestre do ano. De abril a junho, ele foi de 2,81 litros por habitante , um aumento de 39% se comparado com igual período de 2019. Ou, se analisado apenas o consumo na quarentena, o aumento do consumo per capita foi de 0,73%, na comparação com o primeiro trimestre do ano. Para ele a tendência é do consumo continuar em alta no pós pandemia.

Uma das razões apontas pelo crescimento no consumo de vinhos na opinião do sommelier, Lucas Francescato Amaral é o destaque que o produto vem ganhando principalmente com as vendas nos supermercados e no e-commerce. Outro fator importante na opinião dele é a qualidade do produto nacional.

Os investimentos feitos pelas vinícolas brasileiras na produção e em profissionais do setor são apontados como uma das razões do sucesso que o vinho nacional vem conquistando. O crescimento vem sendo registrado também na importação.

Segundo os dados da Associação Brasileira de Enologia a soma da importação com a comercialização dos rótulos brasileiros totaliza 200 milhões de litros de vinhos no primeiro semestre de 2020. Em termos percentuais o aumento de 27,8% em relação a comercialização do mesmo período em 2019.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.