Ouça ao vivo

Criminosos utilizam o WhatsApp para aplicar golpes

Estelionatários estão usando um dos meios de comunicação mais populares da atualidade, o watssap para aplicar uma série de golpes.

Em um dos golpes a pessoa recebe uma ligação oferecendo voucher cortesia de restaurantes. Na sequencia pede para que a pessoa confirme o recebimento de mensagem via SMS e confirme um código que foi enviado. A advogada Aline Feltrin, por pouco não caiu no golpe.

Através da rede social a advogada entrou em contanto com o restaurante que confirmou não haver nenhuma promoção do tipo e que se tratava de um golpe. O próprio estabelecimento, segundo ela, passou a divulgar a informação.

Segundo a Profa. de Direito e coordenadora da Especialização em Direito Digital da Pucc, Christiany Pegorari, a pessoa que cair golpes semelhantes deve, em primeiro lugar, fazer um boletim de ocorrência policial e adotar medidas de segurança para evitar problemas futuros. No caso de clonagem a recomendação é comunicar o próprio aplicativo sobre o ocorrido.

De acordo com Christiany Pegorari, basicamente os criminosos se utilizam da própria vulnerabilidade tecnológica. A recomendação dela é adotar algumas posturas para evitar cair em golpes, como por exemplo, não visitar sites desconhecidos, evitar links enviados pelo watssap, sempre confirmar as informações, desconfiar de ofertas tentadoras e principalmente mensagem solicitando deposito de dinheiro.

Outro tipo de situação citada e que facilita a vida dos golpistas é a vulnerabilidade social das pessoas que por falta de educação digital e desconhecimento dos meios de proteção acabam se expondo demais com o excesso de informações nas redes sociais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.