Ouça ao vivo

Defesa Civil prevê sensação térmica acima de 45°C

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta avisando que o calor intenso continua ao longo desta semana e que a sensação térmica pode ultrapassar os 45°C em algumas regiões paulistas. Na Região Metropolitana de Campinas a média deve ficar entre 40 e 45º.

Nas ruas da área central de Campinas a população faz o que pode para amenizar o calor. A professora, Angálica Alves Lourenço, procura se hidratar e não sai de casa sem a sua sobrinha para se proteger do sol forte. Para enfrentar o calor analista de capacitação, Bruna Pereira, também tem abusado na ingestão de líquidos e no uso de protetor solar.  A cozinheira Edna de Souza, tem problemas de saúde a acaba sofrendo muito com o calor intenso. Já o carregador, Leandro Araújo, comprou dois ventiladores para enfrentar o calorão. A comerciante, Maria de Fátima, vende água de coco e caldo de cana e com o calor intenso comemora o aumento nas vendas.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com o calor intenso a umidade relativa do ar atingirá níveis mais críticos. Valores abaixo de 40% além de dificultarem a dispersão de poluentes, provocam o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a doenças respiratórias e a infecções virais e bacterianas. A baixa umidade do ar também favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias e a desidratação, sendo um sério risco, principalmente para a saúde de crianças e idosos. A recomendação e aumentar a ingestão de líquidos, frutas e vegetais; manter olhos e vias nasais hidratados, utilizar umidificadores e evitar atividades físicas entre 11h e 17h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.