Ouça ao vivo

Hospital PUC-Campinas testará vacina da Johnson

O Hospital PUC-Campinas será um dos centros de pesquisa da fase 3 de uma quarta vacina contra a covid-19 sendo testada no Brasil. Ela está sendo produzida por uma empresa do grupo Johnson & Johnson e o Hospital da PUC-Campinas é o único centro de testagem para esta vacina na Região de Campinas.

De acordo com o Diretor do Centro de Pesquisa Clínica, Danilo Villagelin, a fase 3 é de avaliação sobre a segurança e eficácia da vacina. A pesquisa é aberta para a participação de voluntários de toda a sociedade e não se restringe a profissionais da área da saúde. Para participar, é preciso que o voluntário tenha de 18 a 59 anos, que não tenham doenças graves, nem estejam grávidas ou amamentando, podendo já ter tido ou não a covid-19.

Todos serão avaliados pelas equipes médicas antes de serem aprovados para participar da pesquisa. Villagelin explica que o recrutamento de pessoas voluntárias, a partir desta sexta-feira, será por meio de um formulário disponibilizado no site do Hospital-PUC Campinas. Os voluntários receberão uma dose única da vacina ou um placebo, que é uma substância inativa, sendo que a determinação para receber a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória, num estudo chamado ‘duplo-cego’.

Danilo Villagelin explica que esta vacina já foi autorizada pela Anvisa através da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Além desta vacina, Existem outras três na terceira fase de testagem no Brasil. A de Oxford, a chinesa, da Sinovac e a alemã e americana, BioNTech/Pfizer.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.