Ouça ao vivo

Morte por afogamento na região já é maior que 2019

Foto: divulgação GM

As altas temperaturas tem elevado o numero de mortes provocadas por afogamentos em Campinas e região. As ocorrências registradas até o inicio de outubro já são maiores que todo o ano passado.

Desde janeiro foram registrados 18 casos, em Campinas, Mogi Guaçu, Jaguariúna, Cosmópolis e Paulínia. Já em todo o ano passado foram 22 ocorrências em diferentes cidades atendidas pelo 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Campinas. No total a unidade responde por 10 municípios regionais.

De acordo com o tenente, Leonardo Simões, além do forte calor a pandemia tem favorecido o aumento na incidência de mortes provocadas por afogamentos. A tendência com a proximidade do período de verão, segundo ele,  é dos números serem ainda mais elevados.

Segundo as estatísticas, a maioria das vitimas de afogamentos em lagoas, rios e represas é formada por homens de 15 a 29 anos. Já em piscinas, as crianças e adolescentes são as principais vitimas.

Entre as medidas preventivas uma das principais  é não entrar na água após o consumo de bebida alcóolica. Outra recomendação é respeitar os limites do próprio corpo e os riscos do ambiente, como por exemplo, profundidade e pedras no local.

Evitar locais muito distantes das áreas urbanas, obedecer as informações contidas em placas e painéis informativos e não ir sozinho a esses locais também estão na lista de recomendações. Na praia o recomendado é obedecer as sinalizações e procurar orientação dos guardas vidas.

Outro perigo segundo o tenente Leonardo Simões, é a pessoa tentar fazer um salvamento sem ter condições. O recomendado é tentar fazer o socorro sem entrar na água, manter a calma e acionar os bombeiros.

Além dos casos registrados até o inicio deste mês, um jovem de 18 anos que morreu na última segunda-feira, em um lago na Praça Dom Bosco no bairro Vida Nova e um adolescente de 14 anos que se afogou em um lagoa no Jardim São Domingos, completam a triste lista de mortes provocadas por afogamentos neste ano em Campinas e região.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.