A unidade do Poupatempo do Campinas Shopping passou a funcionar por um período de 12 horas, das 7h às 19h. A medida reduziu as filas, mas ainda há morosidade na resolução de problemas relacionados ao Detran.
O usuário, Renato de Oliveira, contou que tem um problema de difícil resolução, por isso entende a demora, mas não consegue aceitar a decisão do Governo Estadual de retirar a unidade do Poupatempo de centro, que ficava na Avenida Francisco Glicério.
O diretor do Prodesp, que faz a gestão do Poupatempo, Murilo Macedo, informou que as negociações para a instalação de uma unidade no paço municipal estão adiantadas, mas não podem avançar porque o período eleitoral não permite celebrar convênios.
A Associação dos Despachantes de Campinas informou que há de 15 a 18 mil processos em atrasos em Campinas. A explicação, de acordo com Murilo, é que durante a pandemia houve represamento nos processos do Detran, uma situação que tem sido contornada com a ampliação do Atendimento digital.
Ele alega ainda ter ocorrido uma instabilidade no sistema e-CNH, que é usado pelos despachantes. A reabertura ocorreu no dia 26 de agosto e, desde então, os serviços do Detran passaram a ser disponibilizados quase integralmente de forma remota, pelo aplicativo Poupatempo Digital ou Portal do Detran.
Murilo Macedo explica que o próprio aplicativo orienta o usuário sobre a necessidade ou não de fazer o agendamento e reitera que a medida é necessária. Ao lado da unidade do Poupatempo também foi disponibilizado pela administração do Shopping um amplo saguão com cadeiras para as pessoas aguardarem o atendimento.