Ouça ao vivo

Professores ganham testagem, mas não comparecem

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Campinas está disponibilizando exames de covid-19 aos professores e profissionais da rede pública municipal de ensino. No entanto, 42,4% dos professores agendados não compareceram para a testagem realizada de 21 de setembro a 20 de outubro.

Dos 2.964 exames marcados, apenas 1.705 foram realizados. Ou seja, 1.259 não compareceram. De acordo com o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, eles chegam a fazer o agendamento, mas não comparecem.

A intenção da Prefeitura é de testar cerca de 8 mil profissionais da Rede Municipal de Educação, contemplando também os funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviço nas escolas municipais.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, faz um apelo para que os profissionais realizem o exame, que servirá como base de dados para a conclusão de um inquérito sorológico do setor da Educação.

São testes rápidos, nos quais são colhidas gotas de sangue que são colocadas num dispositivo, onde há uma fita absorvente que leva o sangue até o reagente, capaz de mostrar o resultado em poucos minutos.

O laboratório parceiro faz a leitura e envia os dados para uma central.  Quem fez o teste recebe o resultado por mensagem de celular ou  e-mail. O teste detecta se a pessoa produziu anticorpos contra o coronavírus recentemente ou há mais tempo.

Os exames dos profissionais da Educação estão sendo realizados no Laboratório Municipal, do Hospital Ouro Verde e na Policlínica 3, que fica ao lado do Hospital Mário Gatti.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.