Ouça ao vivo

Suspeito é preso por adulteração de combustível

Foto: Flávio Botelho
Foto Flávio Botelho

Uma pessoa foi presa em Campinas, suspeita de participação num esquema de fraudes e adulteração de combustível. Outro homem também foi preso em Santo André, nesta operação do Ministério Público, com apoio da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal e que ocorre em sete estados.

O objetivo da Operação é desarticular uma organização criminosa que já teria sonegado cerca de R$ 270 milhões em tributos federais. O homem preso em Campinas é suspeito de ser um dos chefes do esquema, que, além da adulteração, realizava importação ilegal do compostos.

O grupo utilizava um sofisticado processo de adulteração, importando irregularmente a nafta, que é um produto incolor extraído do petróleo, que era misturado à gasolina. Para conseguir adquirir o produto, a justificativa usada era de que ele seria usado para a fabricação de tintas e vernizes.

A organização criminosa era ainda especializada na adulteração do composto químico ARLA 32, que é um reagente utilizado para redução de poluentes nos motores a diesel. Mas, o produto era produzido de forma irregular, com a utilização de ureia para fazer de adubo, e que, portanto, é isenta dos tributos que seriam cobrados da ureia automotiva, que é mais pura e adequada para a utilização em veículos.

Essa mistura irregular pode danificar o motor do veículo, além de causar danos ao meio ambiente. Ao todo, são cumpridos dois mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.