O Rock “Cabeça” dos Talking Heads

O ano era 1977 e essa data remete ao momento de consolidação do gênero punk rock. Porém um grupo  usou essa mesma data para intitular o seu primeiro disco  conhecido por 77 que  propunha uma sonoridade menos agressiva e  letras digamos assim mais “cabeça ” sobre as relações interpessoais . E com isso surgiu a estética dos Talking Heads.

Nova York na segunda metade dos anos 70 , vivia um momento de efervescência  dentro do  novo  cenário pós-punk com vários grupos  buscando  mais originalidade. Um dos pontos  catalisadores dessa cenário era uma  pequena casa noturna conhecida por CBGB, no qual os Talking Heads fizeram a sua primeira apresentação importante  num  show de abertura para os  Ramones.

Colegas de uma  Escola de Arte e Design, o vocalista e guitarrista  David Byrne decidiu montar um projeto ao lado do Chris Frantz na bateria, e Tina  Weymouth no baixo.  E a sonoridade que trazia  varias experimentações  ganhou o fôlego definitivo com a entrada de Jerry Harrison, na segunda guitarra e teclados.

O  produtor musical   Brian Eno , durante a fase inicial, soube explorar a todas as possibilidades  musicais dos integrantes  da banda  e se tornou uma  espécie de quinto elemento na  construção  da atmosfera dos Talking Heads. Ele auxiliou também David Byrne fã de soul music, sons eletrônicos  e ritmos africanos a organizar suas ideias e moldar  vários  clássicos para o conjunto.

Desde as  primeiras apresentações de David Byrne  já chamava a tenção o seu estilo da cantar um tanto quanto diferente.  Dizia-se que ele tinha um vocal compulsivo e espasmódico . Foi então que ele incorporou  de vez  uma personalidade  de alguém  tendo um ataque convulsivo  em pleno  palco,  um  exemplo é o show Stop Making Sense, que se transformou em documentário em 84.

Durante seus  11 anos de existência e 10 discos lançados  os Talking Heads souberam mesclar musicas experimentais com elementos de funk  e  batidas africanas  com os sucessos radiofônicos. Tudo é claro temperado com a sonoridade New Wave que representava o que existia de mais moderno entre o final dos anos 70 e início dos 80.

Com o fim dos Talking Heads no final dos anos 80 a baixista Tina e seu marido o baterista Chris deram continuidade o trabalho paralelo no Tom Tom Club. Jerry segue como produtor musical e David Byrner entre outros
projetos se dedica a sua gravadora Luaka Bop, que nos anos 90 foi responsável por lançar os discos do cantor Tom Zé no exterior.

O som  do grupo Talking Heads é o destaque desta edição do quadro  Música é Cultura, acompanhe.

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

 

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Casarão tem Encontro de Folias de Reis neste domingo em Campinas

Festa da Coxinha acontece neste fim de semana em Limeira

Campinas recebe curso imersivo sobre bambu com engenheiro agrônomo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Casarão tem Encontro de Folias de Reis neste domingo em Campinas

O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo (7) o 15º Encontro de Folias de Reis. O evento acontece das 10h às 16h, com entrada gratuita, e reúne quatro companhias tradicionais de Campinas. A programação inclui apresentações culturais, visita ao presépio e almoço para os participantes.

Festa da Coxinha acontece neste fim de semana em Limeira

A 5ª Festa da Coxinha de Limeira acontece desta sexta a domingo, no Parque Cidade, com entrada gratuita. A programação começa amanhã (5), às 17h, e segue até domingo com música ao vivo, atividades culturais e opções para toda a família.

Detetives do Prédio Azul chegam aos cinemas com o quarto filme da série

Um grande sucesso do cinema e da TV chega às telonas em mais um capítulo para as acrianças. Em Detetives do Prédio Azul 4 – O Fantástico Reino de Ondion, dois terços do time encaram uma nova aventura para decifrar enigmas perigosos em um mundo colorido repleto de duendes e outros seres mágicos que vivem numa floresta encantada. Depois que Max some misteriosamente, Mel e Zeca vão em busca do amigo numa missão super arriscada que os coloca no meio do reino de Ondion após atravessarem o portal do apartamento 333 do Prédio Azul.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.