Ouça ao vivo

Aglomerações fazem aumentar casos de covid-19

O numero de casos de Covid-19 em Campinas voltou a registrar aumento e a cidade já contabiliza mais de 40 mil infectados pelo vírus. Entre as razões apontadas estão a flexibilização da economia e o relaxamento nas medidas de prevenção.

Para a médica infectologista da Unicamp, Raquel Succhi, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, a população, não só em Campinas, tem confundido a liberação para a retomada da economia com o liberou geral e com isso tem deixado de lado as medidas de segurança a saúde e promovendo aglomerações.

Para a infectologista as medidas de segurança a saúde como uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel, higienização de superfícies e manter o distanciamento deverão se estende, com certeza, até o inicio do próximo. Caso contrário a expectativa é de um retrocesso na classificação das medidas adotadas pelo governo.

Na opinião da infectologista, Raquel Succhi, houve uma grande evolução no tratamento dos pacientes internados e nos critérios de internação. Atualmente a chance de uma pessoa internada se recuperar é bem maior que a registrada no pico da pandemia em abril. O que não mudou, segundo ela, são os fatores que facilitam a transmissão, principalmente as aglomerações sociais em locais públicos e privados. Para complicar ainda mais a situação as aglomerações estão sendo promovidas pela população mais jovem que na maioria das vezes não adoece, mas, é transmissora.

De acordo com a infectologista, Campinas chegou a ter 406 leitos específicos para Covid-19, inclusive com hospital de campanha. Atualmente, o numero foi reduzido a 162. Na opinião dela se ocorrer uma nova explosão da doença a cidade não terá leitos suficientes.  A infectologista alerta que enquanto não tiver uma vacina disponibilizada as medidas de segurança a saúde devem ser mantidas e seguidas pela população.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.