Ao lado de Careca, Maradona fez história na Itália

O mundo do futebol ficou chocado com a notícia da morte do ídolo argentino Diego Armando Maradona, aos 60 anos, após sofrer uma parada cardíaca na manhã desta quarta-feira, 25. A história da lenda é muito grande e recheada de bons momentos. A passagem do meia pela Itália talvez seja uma das mais marcantes de sua trajetória e contou com a parceria do ex-atacante Careca, que ganhou o mundo do futebol atuando pelo Guarani, em Campinas. O argentino, que já era uma estrela em ascensão no futebol, ganhou o status de gênio do esporte com as épicas apresentações vestindo a camisa do Napoli.

Maradona levou uma equipe de pouca expressão na Itália ao topo com conquistas fantásticas como a Copa Uefa de 1989, dois Campeonatos Italianos, em 1987 e 1990, e uma Copa da Itália. A parceria Maradona e Careca atraiu olhares de todos os apaixonados por futebol. E nem mesmo a rivalidade entre Brasil e Argentina e o lendário duelo das seleções na Copa de 90 foram suficientes para abalar a amizade entre os dois astros. Em uma entrevista concedida à CBF TV em 2015, Careca relembrou a partida e como Maradona, mesmo fora de forma, desequilibrou e resolveu o jogo para a Argentina. “Tem uma situação interessante. A gente sabia, lógico, não só nós. Estava eu e o Alemão e a gente sabia da condição dele. Ele estava fora de forma, quase oito quilos acima do peso, mas era um jogador que a qualquer instante, a qualquer momento, podia fazer uma jogada genial, como fez. Talvez um vacilo nosso, deveria ter uma marcação homem a homem, porque a Argentina com ele era espetacular, sem o Diego é uma equipe boa, mas simples de ser batida”, relembrou na ocasião.

Quem acompanhou a carreira do craque, lembra com carinho das jogadas geniais de Maradona. O jornalista esportivo Luiz Ceará, viveu de perto a fase da dupla Maradona e Careca na Itália. Ele conta sobre uma conversa com  o brasileiro, que relatou a facilidade que era jogar com o astro. “A genialidade dele! O Careca me dizia. (Eu perguntei) Careca, como é jogar com o cara? E ele disse: Ah, Ceará, ele sempre sabe onde você está”, disse. O comentarista João Carlos de Freitas tem uma relação próxima ao ex-atacante brasileiro. Ele disse que a amizade da dupla era tão grande, que eles sempre se trataram pelo primeiro nome. “Essa relação é uma relação muito próxima. O Maradona sempre chamou o Careca de Antônio. Aqui no Brasil ninguém conhece o Careca por Antônio. O nome dele é Antônio de Oliveira Filho. Lá na Itália eles tiveram essa relação e ficou conhecido como Antônio. E o Careca também chamava o Maradona de Diego. Nunca vi nesses tempos todos aí o Careca se referir ao Maradona como Maradona, como nós conhecemos e como é o popular”, conta.

A relação de Maradona com o futebol brasileiro é muito ampla e vai além da amizade com Careca. Ele teve momentos memoráveis com Zico, Ronaldinho Gaúcho e Pelé. O narrador Jota Júnior relembrou uma história emocionante do craque com Rivelino. Ele conta que numa partida no Morumbi, os repórteres convenceram o argentino a colocar um fone de ouvido, porque na cabine de transmissão estava o ídolo brasileiro. “Eu fui testemunha de uma declaração de amor de Maradona, sobre o Roberto Rivelino. E pude ver ao meu lado, o Roberto Rivelino às lágrimas, emocionadíssimo, com esse depoimento do Maradona”, disse. Diego Armando Maradona tinha 60 anos e deixa um legado indescritível para o futebol mundial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.