Demora e aglomeração teriam ocorrido durante a realização de exames de covid-19 que estão sendo disponibilizados pela Prefeitura de Campinas aos professores e profissionais da rede pública municipal de ensino. Mas, na manhã desta terça-feira, a situação estava normalizada, com distanciamento social, protocolos sanitários sendo cumpridos e com atendimento ocorrendo de forma rápida.
Os exames dos profissionais da Educação estão sendo realizados no Laboratório Municipal, do Hospital Ouro Verde e na Policlínica 3, que fica ao lado do Hospital Mário Gatti. A intenção da Prefeitura é de testar cerca de 8 mil profissionais da Rede Municipal de Educação, contemplando também os funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviço nas escolas municipais.
Na semana passada, a secretaria de saúde informou que 42,4% dos professores agendados não compareceram para realizar a testagem de 21 de setembro a 20 de outubro. São testes rápidos, nos quais são colhidas gotas de sangue que são colocadas num dispositivo, onde há uma fita absorvente que leva o sangue até o reagente, capaz de mostrar o resultado em poucos minutos.
O laboratório parceiro faz a leitura e envia os dados para uma central. Quem fez o teste recebe o resultado por mensagem de celular ou e-mail.
O teste detecta se a pessoa produziu anticorpos contra o coronavírus recentemente ou há mais tempo.
Resposta da Prefeitura:
Os exames para professores na rede municipal estão sendo feitos dentro do protocolo sanitário e com horário marcado, justamente para evitar aglomerações. A Secretaria de Saúde não tomou conhecimento de qualquer aglomeração e vai reforçar as orientações no sentido de que seja mantido o distanciamento.