Os aplicativos Resultados e Boletim na Mão, do Tribunal Superior Eleitoral, permitem que o eleitor acompanhe a apuração dos votos e tenha acesso a uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais na cidade onde mora. A ideia é que todo cidadão possa fiscalizar os dados sobre o pleito.
As duas ferramentas podem ser instaladas gratuitamente em qualquer dispositivo móvel através da Google Play e da App Store. No caso do app Resultados, depois da instalação, basta adicionar a unidade da Federação e o município sobre o qual quer saber como está a contagem dos votos.
Depois de totalizados pelo TSE, o desfecho em cada cidade será transformado em arquivo e disponibilizado no aplicativo. Além disso, o serviço oferece o recurso de consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador no município selecionado.
Já no Boletim na Mão, o QRcode do relatório com as informações de toda urna pode ser lido. O código de cada um dos equipamentos de votação pode ser captado sem a necessidade de conexão. A internet será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim escolhido.
Pelo app, pode ser obtida a cópia de quantos boletins a pessoa quiser, bastando que realize a captura do código. Com isso, segundo o Tribunal, o cidadão pode comparar os dados com a divulgação dos resultados, ter acesso às informações de interesse e cobrar agilidade na oficialização dos resultados.