Ouça ao vivo

A soul music de Bill Withers

É lógico que o sucesso pode mexer com a cabeça de qualquer um, mas lidar com ele pode ser mais fácil se a pessoa não se apega tanto a bens materiais e tem uma perspectiva de vida com outros valores. O caso do cantor e compositor Bill Withers é um bom exemplo. O primeiro disco dele tem ótimas músicas e ganhou repercussão mundial com  Ain’t no sunshine .  Quando ela foi lançada, em maio de 1971, Bill estava com 32 anos e trabalhava instalando assentos sanitários em aviões. Ele não queria largar o emprego porém a pressão para cumprir uma agenda de shows foi mais forte.

Bill Withers nunca gostou de  rótulos  e formulas, duas coisas que gravadoras adoram fazer para tentar garantir boas vendas. Sendo negro, é óbvio que  executivos da gravadora quiseram moldá-lo ao padrão da musica soul da época com passos ensaiados e instrumentos de sopro. Não conseguiram convencê-lo . Além de nenhum exagero no figurino, Bill usava muito o violão, instrumento que não é dos mais populares em se tratando do gênero.

O alistamento no serviço militar  foi a melhor maneira encontrada para escapar da pobreza na infância e adolescência. Bill Withers passou nove anos na Marinha Americana . Nesse período começou a brincar com o violão e a experimentar a sensação de compor. Muito retraído e com uma gagueira leve, ele decidiu tentar a sorte cantando em alguns bares de Los Angeles após deixar a Marinha. Gravou por conta própria uma fita demo que acabou chegando até o dono de uma pequena gravadora, o que resultou na entrada dele na indústria fonográfica.

Os bons resultados dos três primeiros lp’s renderam um contrato com a Columbia, na época uma gigante do meio musical .A empresa pensava em transformar Bill Withers em uma estrela. No entanto, não atingiu o seu objetivo . O cantor e compositor só queria a simplicidade e não ficava à vontade com a fama. A década de setenta terminou com Bill se recusando a fazer novas gravações.

O oitavo e último disco de Bill Withers só saiu em 1985. Incomodado com a pressão da gravadora e querendo passar mais tempo com a família, ele decidiu encerrar a carreira, mas fez isso sem alarde, com a discrição de sempre. Não deu depoimentos fortes, nem reclamou de ninguém, apenas escolheu uma vida pacata e deixou a esposa tomando conta do escritório que negocia os direitos autorais da obra dele. Os inúmeros convites para voltar a se apresentar foram todos recusados.

Bill Withers não tinha se tornado um recluso. E esporadicamente concedia entrevistas e falava do passado, mas ficava um pouco incomodado com perguntas sobre o processo criativo das canções mais famosas.  Ele  costumava responder que inspiração não é algo pra ser explicado.

Bill Withers que morreu em 2020  não se vangloriava dos prêmios que recebeu e chegou até a minimizar a importância que dão  as composições dele. O homem que não aparentava arrependimento por ter se aposentado tão cedo provou que é possível fazer sucesso, não se envolver em polemicas e se afastar do show business sem trauma.

 

 

Acompanhe esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

 

Apresentação

Robson Santos

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.