Ouça ao vivo

Confira o álbum Frank que marcou a estreia de Amy Winehouse

Os  olhos bem  delineados e um enorme coque no estilo ‘pin-up’, com este  visual  a cantora  inglesa  Amy  Winehouse  construiu a sua imagem  e  acabou se  tornando  uma  grande personalidade não só pelo seu talento artístico mais também pelas suas escolhas autodestrutivas.  Porém   como o nosso negócio  aqui é música vamos  lançar um olhar sobre o  seu primeiro disco que  apresentou uma Amy Winehouse digamos assim mais ensolarada.

Lançado em 2003 o disco Frank  trouxe  releituras de clássicos  do jazz e colaborações  de amigos  e  demais composições da própria Amy Winehouse , que tinha a sua voz comparada  as grandes divas do jazz como Sarah Vaughan e Nina Simone.  De fato o seu recuro vocal  possuía contornos muito raros principalmente para alguém tão jovem com apenas 20 anos.

Filha de um taxista e uma farmacêutica Amy Jade Winehouse nasceu em 1983 em Londres  os tios eram músicos profissionais e ela ganhou o seu primeiro violão por volta  dos  14 anos.  Como  não se identificava  muito  com  o que estava acontecendo na cena musical da época  ela  se sentiu motivada a começar  a escrever as suas primeiras canções.

O álbum Frank  que trouxe  a combinação  de jazz  e trip hop  mesmo com o elogio da critica não conquistou o reconhecimento do publico . A sua visibilidade   só aconteceu  03  anos depois em 2006 com o lançamento do  segundo  álbum  Back to Black  que conquistou marcas importantes … simplesmente  em seu lançamento foi o disco mais vendido em todo mundo.

Amy na adolescência além de estar em meio aos lp’s de jazz e soul  ela também fez  parte de um  grupo de rap de curta duração…  mas tempo  suficiente para que ela começasse  a trabalhar  nas composições que estariam neste disco de estreia. Já nesta fase  iniciou  a parceria com o produtor e amigo Salaam Remi que a ajudou a criar  toda a atmosfera de Frank.

A trajetória de  vendas de Frank na Inglaterra foi muito sofrida  e  só  chegou na décima terceira posição   depois de quase 01 ano  do lançamento. O  desempenho melhorou  depois de  morte de Amy  em 2011.  Já   nos Estados Unidos  essa produção  só foi lançada pra pegar uma carona  com a  canção Rehab sucesso  absoluto  do premiado  álbum  Back to Black.

Amy Winehouse dizia não ter gostado do resultado final de Frank e que não tinha nenhuma uma cópia em casa. Tanto que a insatisfação dela já começava com as fotos de divulgação. Ela simplesmente recrutou um fotografo amador e fez uma sessão ao  acaso na rua bem  improvisada  mas na qual ela ficou totalmente a vontade.

Talvez estava aí o que ela no fundo realmente procurava …Em suas primeiras   entrevistas  ela era descrita como alguém  “Calorosa, engraçada, brilhante e honesta”.

Confira esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

 

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.