Ouça ao vivo

Campinas: 36% do eleitorado votou em um dos candidatos

(José Cruz/Agência Brasil)

Neste domingo, Campinas decidiu que Dario Saadi será o próximo prefeito da cidade. Porém, a decisão foi tomada por apenas 36% do eleitorado da cidade. Os votos brancos e nulos e as abstenções atingiram um índice recorde, totalizando 64% do eleitorado da cidade. Isso significa que dos 843,4 mil eleitores da cidade, apenas 389 mil votaram e um dos candidatos. Após bater recorde de abstenção no primeiro turno, quando 30,84% dos eleitores não votaram, o índice aumentou neste domingo e atingiu 35,25%. Neste segundo turno, 297.297 eleitores deixaram de votar.

O número é mais expressivo do que a votação do prefeito eleito, que totalizou 222.030 votos válidos. Os nulos também atingiram níveis muito altos, somando 11.587, representando 20,43% do eleitorado. Foram ainda 45.524 votos em branco, ou 8,34%. De acordo com cientista Vítor Machado, apesar da vitória, a eleição deve servir de alerta para o prefeito eleito de Campinas.

Segundo ele, Dário Saadi assumirá a chefia do executivo chancelado por uma parcela menor da população. “Eu acho que para o prefeito eleito, para o Dario, isso dá a ele um problema logo de cara, de construção de sua legitimidade, porque é muito diferente você começar eleito, quando a participação é alta e quando é baixa, como foi agora. Então ele tem o desafio de conquistar a legitimidade na cidade”, acredita.

A abstenção também foi alta nas outras cidades da região que tiveram segundo turno. Em Piracicaba, o índice foi de 34,43% e em Limeira foi 30,77%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.