Campinas: 36% do eleitorado votou em um dos candidatos

(José Cruz/Agência Brasil)

Neste domingo, Campinas decidiu que Dario Saadi será o próximo prefeito da cidade. Porém, a decisão foi tomada por apenas 36% do eleitorado da cidade. Os votos brancos e nulos e as abstenções atingiram um índice recorde, totalizando 64% do eleitorado da cidade. Isso significa que dos 843,4 mil eleitores da cidade, apenas 389 mil votaram e um dos candidatos. Após bater recorde de abstenção no primeiro turno, quando 30,84% dos eleitores não votaram, o índice aumentou neste domingo e atingiu 35,25%. Neste segundo turno, 297.297 eleitores deixaram de votar.

O número é mais expressivo do que a votação do prefeito eleito, que totalizou 222.030 votos válidos. Os nulos também atingiram níveis muito altos, somando 11.587, representando 20,43% do eleitorado. Foram ainda 45.524 votos em branco, ou 8,34%. De acordo com cientista Vítor Machado, apesar da vitória, a eleição deve servir de alerta para o prefeito eleito de Campinas.

Segundo ele, Dário Saadi assumirá a chefia do executivo chancelado por uma parcela menor da população. “Eu acho que para o prefeito eleito, para o Dario, isso dá a ele um problema logo de cara, de construção de sua legitimidade, porque é muito diferente você começar eleito, quando a participação é alta e quando é baixa, como foi agora. Então ele tem o desafio de conquistar a legitimidade na cidade”, acredita.

A abstenção também foi alta nas outras cidades da região que tiveram segundo turno. Em Piracicaba, o índice foi de 34,43% e em Limeira foi 30,77%.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pedágios da Via Colinas agora aceitam cartão de crédito por aproximação

Começa construção do Anel Viário de Cordeirópolis

Pés descalços no frio podem trazer resfriado? Descubra!

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.