Ouça ao vivo

Influenza é mais perigosa para crianças do que a covid-19

As informações sobre uma possível segunda onda de contaminação pelo coronavírus no País tem intensificado a preocupação dos pais sobre o retorno das crianças à Escola. Apesar de legítima e compreensível essa preocupação sobre a volta às aulas, especialistas alertam que no caso das crianças até 10 anos, os danos causados pela falta da Escola são infinitamente maiores do que a própria doença.

Paulo Telles, que é pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria, não vê a necessidade de fechamento de escolas se forem adotadas medidas como distanciamento social, uso de máscara e higiene constante das mãos, já que o risco de contaminação é significativamente baixo em crianças até 10 anos.

Ele lembra que a maioria das crianças é assintomática ou tem sintomas leves e, diferente do que se acreditava no início da pandemia, elas não são super disseminadoras. Para exemplificar o reduzido impacto do coronavírus para a saúde das crianças, Paulo Telles ressalta que a própria Influenza é muito mais perigosa para pacientes com até 10 anos do que covid-19.

O médico alerta ainda que vai demorar para surgir uma vacina segura para crianças, já que uma Somente as de Oxford e da AstraZeneca têm considerado testes em crianças de 5 a 12 anos e, mesmo assim, fora do brasil. Os especialistas alertam que o isolamento social prolongado pode provocar danos imensos e duradouros à saúde mental das crianças.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.