Ouça ao vivo

Jonas critica decisão do estado em regressão no Plano SP

Foto: Reprodução/TV Câmara

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, criticou a decisão do governador João Doria, que anunciou nesta segunda-feira a regressão de todo o estado para a fase amarela do Plano São Paulo de retomada econômica. Segundo o chefe do executivo municipal, a decisão foi tomada sem consultar previamente os prefeitos. Jonas criticou também o fato da decisão ter sido tomada menos de 24 horas após o fim da eleição municipal.

Ele disse que a decisão pegou todos de surpresa e que vai aguardar a publicação do decreto, que deve acontecer possivelmente nesta terça-feira. Enquanto isso não acontecer, a situação não muda em Campinas. “Importante dizer, que os prefeitos não tinham conhecimento. Particularmente acho ruim, no sentido que, um dia após as eleições, tenha sido feito essa divulgação, sem prévia consulta aos prefeitos e principalmente aos prefeitos eleitos agora”, afirma.

O governador João Doria anunciou ainda que fará nesta terça-feira uma reunião virtual emergencial com os prefeitos de 62 cidades paulistas que estão em situação mais preocupante em relação à pandemia. Algumas cidades da região vão participar desse encontro, mas Campinas ficou de fora. Jonas criticou o fato, já que a situação dos municípios vizinhos acaba refletindo diretamente na cidade. De todo modo, a situação da pandemia em Campinas segue inalterada, segundo informou o secretário de saúde, Cármino de Sousa. Ele garante que os novos casos seguem estáveis e o índice de óbitos segue baixo. “Eu posso dizer que nada de particular, está acontecendo. Nós estamos acompanhando e na essência não mudou nada. Nós estamos tendo um número de casos relativamente baixo, o número de óbitos está caindo. De modo que eu acho que a gente vai seguir nessa orientação. Isso não vai dizer que a população não deva tomar cuidado. Claros que vai tomar cuidado”, disse.

A prefeitura de Campinas habilitou ainda novos leitos de UTI na cidade, através de parcerias com o Hospital da PUC, Beneficência Portuguesa, Casa de Saúde e Samaritano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.