Ouça ao vivo

Justificativa de voto será por aplicativo rastreado por GPS

A Justiça Eleitoral de Campinas está com tudo pronto para as eleições municipais deste domingo , dia 15 de novembro. De acordo com o Juiz Eleitoral da cidade , Guilherme Marrey, todas as urnas já estão lacradas e aguardando para serem transportadas para seções eleitorais.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o juiz acredita que neste ano o número de abstenções deverá ser elevado. A recomendação é para que estiver com algum sintoma da doença não comparecer ao local de votação.

Quem não votar terá que justificar o voto e pagar uma multa de R$ 3,50. A novidade deste ano é que a justificativa para quem estiver fora do seu domicílio eleitoral deverá ser feita exclusivamente pelo aplicativo e-titulo que pode ser baixado de graça nas lojas virtuais dos celulares. O juiz eleitoral acredita que não irá ocorrer fraudes, pois, o dispositivo rastreia o local em que a justificativa do voto está sendo realizada.

No dia da eleição a chamada boca de urna está proibida e será fiscalizada. Já a manifestação silenciosa do voto, como por exemplo o uso de camiseta, máscara, adesivo ou outro acessório com o nome e número do candidato é permitida. Porém, é preciso muita cautela pois outros crimes podem ser considerados como crime de ofensa eleitoral.

A votação começa às 7h e se estende até às 17h. O período da manhã até às 10h será preferencial para os idosos, porém os acompanhantes poderão votar no mesmo horário, pois ele é preferencial e não é exclusivo. Os resultados das eleições serão conhecidos no mesmo dia. O segundo turno acontece nos mesmos moldes no dia 29 de novembro.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.