Ouça ao vivo

Pelo terceiro mês, SP quebra recorde de abertura de empresas

O número é 31% acima do mesmo período do ano passado, quando a Jucesp também registrava números recordes. Desde agosto, o desempenho vem crescendo, o que na visão governo paulista, representa uma retomada econômica.

Pelo terceiro mês consecutivo, São Paulo bateu em outubro o recorde de abertura de novas empresas, segundo o balanço divulgado pela junta comercial do estado. Nos 31 dias do mês passado, foram 24.734 novos CNPJs registrados. O número é 31% acima do mesmo período do ano passado, quando a Jucesp também registrava números recordes. Desde agosto, o desempenho vem crescendo, o que na visão governo paulista, representa uma retomada econômica.

A secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, afirma que o indicador é ainda mais animador porque aumento o número de pedidos de abertura de empresas maiores. Segunda ela, isso tem um impacto significativo na geração de empregos. “Eu queria chamar a atenção que se trata de empresas um pouco maiores do que as MEIs. Nós estamos falando de SAs, Ltdas, Eirelis, que mostram um passo importante que as MEIs não só estão prosperando, mas passando para a próxima etapa, se transformando em empresas de um patamar mais elevado e empresas que empregam. Que geram oportunidades para a população”, afirma.

O governador de São Paulo, João Doria, disse que os números apresentados pela Jucesp são otimistas e indicam retomada econômica. “Demonstra que a economia do estado de São Paulo está se recuperando. Nós evidentemente temos que, no estado de São Paulo, destacar as notícias tristes da pandemia. Mas não podemos destacar as boas notícias da recuperação econômica”, acredita. O saldo líquido das empresas abertas e fechadas no estado de São Paulo também bateu recorde no período em análise. O índice positivo ficou em 75%, quando o saldo passou de 8.021 em outubro de 2019 para 14.002 no mesmo mês deste ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.