Ouça ao vivo

Planejamento evita compras desnecessárias na Black Friday

Fazer um planejamento para não cair nas tentações das ofertas da Black Friday está entre as principais dicas para o consumidor evitar armadilhas. A afirmação é do especialista em Direito Civil e professor de Direito do Consumidor, Leandro Nava. O planejamento financeiro, segundo ele, é necessário sempre. Porém, em época de grandes promoções, a atenção deve ser redobrada.
Foto: Flávio Botelho

Fazer um planejamento para não cair nas tentações das ofertas da Black Friday está entre as principais dicas para o consumidor evitar armadilhas. A afirmação é do especialista em direito civil e professor de Direito do Consumidor, Leandro Nava.

O planejamento financeiro segundo ele é necessário sempre, porém, em época de grandes promoções a atenção deve ser redobrada, pois, o consumidor pode acabar induzido a comprar o que não necessita. Ele deve ficar atento também as condições de pagamento e lembrar que no começo do existem as despesas extras. Diante dos fatos a recomendação ao consumidor é fazer um autoquestionamento antes de começar a comprar.

Para não comprar gato por lebre é importante o consumidor ficar atento aos preços praticados nos meses anteriores, pois, é comum nesta época o comércio elevar o valor dos produtos, para depois baixar o preço neste período de Black Friday, simulando um super desconto e criando a sensação de oferta bem vantajosa.

Outra dica importante segundo o especialista em direito civil é observar as políticas de troca e devolução especificadas no ato da compra nas lojas físicas. Para as compras on line, ele lembra que o Procon estabelece um prazo legal de sete dias para o cliente se arrepender da compra. Os custos da devolução do produto fica a cargo do fornecedor.

É necessário verificar também a confiabilidade da marca do produto e da loja que o vende. A reputação da loja pode ser verificada junto aos órgãos de defesa do consumidor, na Junta Comercial, na plataforma consumidor.gov.br e no www.reclameaqui.com.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.