O novo Prefeito de Campinas, Dário Saad, terá que saber equacionar a questão de uma população dividida. A opinião é do cientista político e Professor de Ciências Sociais da PUC-Campinas, Vitor Barletta Machado. Para ele, o Prefeito eleito soube administra o apoio da atual administração, que sofre rejeição por parte dos eleitores e conseguiu conquistar o voto, no segundo turno, dos opositores do seu adversário.
De acordo com o cientista politico, os números das urnas refletiram a fragmentação politica na cidade. No primeiro turno com o grande número de candidatos ao cargo majoritário. Já no segundo turno o alto índice de abstenção de 35,25% e o baixo número de votos válidos também refletiram o cenário politico dividido.
Dos cerca de 800 mil eleitores em Campinas, 20,43% anularam, 8,33%votaram em branco e pouco mais de 388 mil validaram o voto. Do total de votos válidos o prefeito eleito conquistou pouco mais 221 e o segundo colocado Rafa Zimbaldi, 166 mil.
Na opinião do cientista político Vitor Barletta Machado, o grande desafio do novo prefeito de Campinas será conquistar a sua legitimidade perante uma população divida. Para ele, antes de assumir o posto o Prefeito eleito de Campinas, Dário Saad, terá que sentar com as forças politicas da cidade para conseguir fazer a futura gestão da melhor forma possível.