Resultado aponta eleitorado fragmentado

Foto: Flávio Botelho

O novo Prefeito de Campinas, Dário Saad, terá que saber equacionar a questão de uma população dividida. A opinião é do cientista político e Professor de Ciências Sociais da PUC-Campinas, Vitor Barletta Machado. Para ele, o Prefeito eleito soube administra o apoio da atual administração, que sofre rejeição por parte dos eleitores e conseguiu conquistar o voto, no segundo turno, dos opositores do seu adversário.

De acordo com o cientista politico, os números das urnas refletiram a fragmentação politica na cidade. No primeiro turno com o grande número de candidatos ao cargo majoritário. Já no segundo turno o alto índice de abstenção de 35,25% e o baixo número de votos válidos também refletiram o cenário politico dividido.

Dos cerca de 800 mil eleitores em Campinas, 20,43% anularam, 8,33%votaram em branco e pouco mais de 388 mil validaram o voto.  Do total de votos válidos o prefeito eleito conquistou pouco mais 221 e o segundo colocado Rafa Zimbaldi, 166 mil.

Na opinião do cientista político Vitor Barletta Machado, o grande desafio do novo prefeito de Campinas será conquistar a sua legitimidade perante uma população divida. Para ele, antes de assumir o posto o Prefeito eleito de Campinas, Dário Saad, terá que sentar com as forças politicas da cidade para conseguir fazer a futura gestão da melhor forma possível.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Av. Francisco de Paula Souza será interditada para obras da Sanasa neste domingo (3)

Carro bate em ônibus ao passar sinal vermelho no Centro de Campinas

Falsos entregadores rendem família e roubam R$ 72 mil em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.