Uma professora de Campinas está entre os dez finalistas do Global Teacher Prize 2020. Realizado pela Varkey Foundation, em parceria com a Unesco, a Premiação anual de US $ 1 milhão tem o objetivo de reconhecer profissionais da Educação que realizam contribuições extraordinárias à profissão.
Doani Emanuela Bertan é professora de educação inclusiva e português em turmas mistas do ensino fundamental da Escola Municipal Júlio Mesquita Filho. Ela foi selecionada entre 12 mil inscritos, de cerca de 140 países.
Suas aulas, numa turma do terceiro ano, incluem nove alunos surdos e dois com déficit de audição, onde Doani desenvolveu uma alfabetização bilíngue em português e Libras.
O projeto inscrito foi o Canal Sala8, desenvolvido pela professora no Youtube, onde ela publica vídeo-aulas em libras e língua portuguesa para disciplinas de matemática, português, geografia e ciências.
Para Daoni, estar entre os dez finalistas contribui para comprovar a importância da inclusão dos surdos nas escolas. Caso seja vencedora, Daoni vai investir o dinheiro na ampliação do projeto das vídeo-aulas. O anúncio do vencedor será no dia 3 de dezembro.