Ouça ao vivo

A contribuição de Roberto Frejat ao som do Barão Vermelho

A saída de  Cazuza do Barão Vermelho em 1985 colocou  a banda em cheque sobre  qual seria o seu destino, uma vez que perdia não  só  o vocalista como um excelente letrista além de uma figura de grande carisma. Diante da situação que poderia marcar  o fim de toda uma história ,  a  banda encontrou  uma solução digamos assim caseira bem como oferecer aos  fãs um som mais visceral.

Tendo como vocalista o guitarrista Roberto Frejat que assumiu e muito bem o posto por quase 2 décadas…o Barão Vermelho no inicio passou por um período de autoafirmação e ganhou o apoio de vários parceiros para dar conta do excelente  nível das letras que  a banda  se valia. Como é caso da canção Quem me Olha Só composta em parceira com  Arnaldo Antunes e que ganhou um arranjo pra lá de caprichado.

O Barão Vermelho  foi  fundado em  1981  pelo  baterista Guto Goffi e o colega de escola  o tecladista Maurício Barros  por conta da empolgação do show do Queen no estádio do Morumbi no mesmo ano  . Logo na sequencia entraram  o baixista Dé ,  Frejat na guitarra  e  Cazuza  que esteve a frente do projeto por  quase 5 anos. E uma conquista desta fase de  retomada foi entrar na trilha sonora da badalada novela  Global Vale Tudo .

Neste período entraram  duas figuras marcantes na formação do Barão o guitarrista Fernando Magalhães que ajudou a sonoridade da banda a ganhar mais peso e o percussionista Peninha  morto em 2016 e  que já tinha trabalhado ao lado de nomes como  Johnny Alf, Gal Costa e Sivuca.  Ter a presença de um  percursionista ofereceu uma  construção  rítmica  pra lá de interessante na  sonoridade do conjunto.

A partir do lançamento do álbum na Calada da Noite de 1990 o Barão Vermelho conseguiu voltar  com grande força a  cena musical brasileira através de  músicas inspiradíssimas além de explorar outras construções sonoras com a utilização de elementos mais acústicos como o violão.  E todo esse momento foi muito bem sintetizado com uma canção que  marcou a  história do grupo.

A música o Poeta está Vivo  letra de Dulce Quental e  composição de Roberto Frejat  acabou se tornando uma linda homenagem ao amigo Cazuza que morreu em 1990  vítima da AIDS.  A  temática extremamente sensível do Poeta está Vivo  foi um grande sucesso com uma resposta  muito positiva  do publico nas apresentações do Barão Vermelho .

Em 1992 no  ultimo ano do mandato do Presidente Collor  o  Barão Vermelho lançou o álbum Supermercados da Vida e a foto da capa de uma loja sendo saqueada   resumiu  o momento que o País passava .  Este projeto  trouxe dois destaques   a  entrada do baixista Rodrigo Santos  que já tinha trabalhado  com Lobão e  o amadurecimento  das letras de Frejat  e  o baterista Guto Goffi que  passam a ser  mais assíduas.

A música  do Barão Vermelho sempre foi rock  ‘n’ roll,  porém isso nunca  impediu  que eles experimentassem outras  sonoridades  como o jazz, soul e até musica eletrônica . Com mais de 40 anos de estrada o  Barão Vermelho a partir de 2017    segue tendo a frente um outro vocalista  o cantor  e guitarrista  Rodrigo Suricato  que ganhou  projeção com o programa de tv SuperStar .

E com a  canção Por Você mais  uma das belas contribuições de Roberto Frejat ao repertório do Barão Vermelho que está edição fica por aqui

Confira esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

 

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.