Ouça ao vivo

Bezerra da Silva a voz da favela !

Antes da favela se tornar atração turística  e estar presente nas telas em vários filmes de sucesso.  Existia uma voz que dava identidade  ao  cotidiano  das  comunidades    com  um discurso ácido e provocador mas por outro lado  sempre  bem humorado . Mesmo contrário aos rótulos ele nunca aceitou o título,  mas  acabou    a  contra gosta  conhecido  como  o embaixador da favela, e pensar que   Bezerra da Silva  só queria mesmo ter uma condição de vida melhor.   Filho de família pobre José Bezerra da Silva,  nasceu em 1927 em Recife e aos 15 anos deixou pra trás a sua dura realidade e foi para o Rio de Janeiro  dentro de um navio cargueiro só com a roupa do corpo . Começou a trabalhar como pintor e foi viver  no morro  aonde integrou a bateria do bloco Unidos do Cantagalo . Bezerra passou por severas dificuldades e foi auxiliado por Jackson do Pandeiro em gravações como músico de apoio  e até como compositor em algumas canções. Fernandes, o Doca, um dos compositores  da música General da Banda , ajudou Bezerra da Silva a entrar  no  rádio como ritmista . Já nos anos 60 Bezerra já estava na  orquestra da Copacabana Discos e depois passou pela orquestra da Rede GLOBO onde tocou violão de 1977 até 85. Bezerra já tinha lançado um  compacto mas no final dos anos 70 que lançou os seus 02    dois primeiros  lp’s  intitulados O Rei do Coco  .   

Mas  o sucesso só chegou em 1979 aos 52 anos  com o  samba de partido alto . Foi o inicio de uma temática que moldou todo o universo de Bezerra da Silva e construiu um estilo único e marcante.  O som de Bezerra se desviou de tudo que era feito até então do lirismo dos sambas antigos  ao romantismo fácil dos sucessos radiofônicos. Com temas  sobre  explorações , drogas, e delações  que encontraram enorme  identificação, principalmente entre os que viviam aquela realidade.Mesmo sendo em primeira pessoa as letras  cantadas por Bezerra da Silva  não eram  de sua  autoria . Bezerra fazia uma triagem entre as várias sugestões que recebia. E esses  compositores figuravam  entre pessoas comuns como:  pedreiros, camelos e até desempregados que ganharam voz através de  Bezerra da Silva. O documentário  “ onde a coruja dorme ” lançado em   2012 por Márcia Deraik e Simplício Neto  é um excelente registro dessa relação de Bezerra com os  seus parceiros.

Bezerra  também foi tese de doutorado  que depois virou o livro Bezerra da Silva – Produto do Morro de Letícia Vianna que entre várias questões apresentou   a emblemática  relação presente  em várias músicas   no repertório  de Bezerra da Silva  no qual  o trabalhador é o  Malandro  e o marginal como  sendo o Mané  forçados ao  convívio dentro  da comunidade cada qual seguindo  o seu interesse.  Bezerra esteve ao lado de Dicró e Moreira da Silva  que também transitavam na linhagem  malandra do samba carioca no projeto os 03 Malandros In  Concert . Bezerra da Silva que morreu em 2005 aos 77 anos   também  ganhou admiração e  respeito entre  artistas de outros gêneros  como  rock, e hip hop  com participações especiais em diversos  trabalhos como  Barão Vermelho,  O Rappa entre outros artistas . E  em 2010 Marcelo D2   lançou um cd só com regravações de Bezerra da Silva

Com mais de 30 discos lançados, inclusive um evangélico de forma independente , Bezerra sempre gostava  de falar sobre as suas marcas   que incluíam  discos de ouro e platina.  Pra quem teve que virar o jogo de viver na  rua realmente foi uma vitória. Mas a grande conquista de Bezerra da Silva foi valorizar as pessoas comuns que vivem nas favelas  e mostrar que existe um discurso autentico sobre uma realidade  dura e complexa.

Acompanhe esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

 

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.