Violência contra a mulher cresce em Campinas

A Prefeitura de Campinas divulgou a 14ª edição do Boletim Sisnov, o Sistema de Notificação de violência na cidade.
Essa nova edição aborda exclusivamente a violência contra mulheres adultas.  Os dados apontam que a violência predominante contra as mulheres foi a violência física.

Até setembro foram 277 registros, seguida por tentativa de suicídio que teve 96 casos. As notificações de violência sexual tiveram um aumento. Foram 99 casos de janeiro a setembro de 2019 e 104 no mesmo período de 2020.

No total foram 570 notificações no período analisado. Na maioria dos casos os esposos, companheiros, ex-esposos e ex-companheiros  continuam sendo os principais autores da violência contra a mulher.

Os dados mostram que na comparação com os anos anteriores houve uma queda no numero de notificações. No ano passado, por exemplo, foram 763 ocorrências. Em 2018, 993, no ano anterior 702 notificações e 641, em 2016. A projeção é que o número de notificações até o final de dezembro, fique no mesmo patamar de 2019.

As unidades que mais notificaram neste ano foram os Prontos Atendimentos, Prontos-socorros, Centros de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, os CAPs e hospitais, com 48% das notificações. Já na Secretaria de Assistência Social, foram 34%, sendo o Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo) o principal notificador. O restante das notificações está distribuído entre áreas de segurança, hospitais privados e outros municípios.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, a violência é um problema de saúde pública e sua notificação é fundamental para a definição de políticas públicas de prevenção e promoção de saúde.  O boletim completo pode ser consultado na página  http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.