O Comitê de Contingência do Coronavírus, do Governo do Estado, anunciou nesta sexta-feira algumas mudanças de horários das atividades nas cidades paulistas inicialmente no período de 30 dias.
Com a medida, o comércio de rua e os shopping centers estão autorizados a funcionar 12 horas por dia. Já os bares serão obrigados a fechar às 20h. Os restaurantes podem seguir atendendo até às 22h com o máximo de seis pessoas por mesa, mas a venda de bebidas alcoólicas deve ser interrompida às 20h.
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirma que as alterações foram feitas para prevenir um aumento ainda maior de casos e internações pela covid-19.
O secretário executivo do Comitê de Contingência, João Gabbardo, justifica o fechamento dos bares mais cedo por causa da incidência da doença e o potencial de transmissão entre os jovens, que são os frequentadores mais assíduos.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, diz que a restrição é necessária para não desacelerar a economia do Estado por mais tempo.
Os novos horários para o comércio e setor de alimentação já entram em funcionamento neste sábado, dia 12. Uma força-tarefa do Estado em parceria com as Prefeituras vai realizar a fiscalização. O Governo anunciou ainda que o número mínimo de dois mil leitos exclusivos para tratamento da covid-19 será mantido no período de 30 dias.
A Prefeitura de Campinas informou que vai aguardar a publicação do decreto do Estado para analisar e tomar qualquer nova decisão.