Ouça ao vivo

Comércio reabre e consumidores vão às trocas de Natal

Foto: Flávio Botelho

Depois de três dias consecutivos na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo para o enfrentamento da pandemia, a segunda-feira, 28 , foi de troca de presentes de Natal no comércio da área central de Campinas. No calçadão da Rua 13 de Maio, a movimentação já era intensa nas primeiras horas de abertura das lojas, porém, bem menor que nas semanas que antecederam o Natal.

A auxiliar de produção, Leandra Barros, aproveitou as primeiras horas do comércio para fazer fazer a troca de presente e não perder a hora do trabalho. Segundo ela, mesmo tendo perdido o cupom da  loja a troca  foi feita  com sucesso.

Prevista no Código de Defesa do Consumidor, a troca de produtos após a compra é uma prática comum.
Entretanto, nem todo tipo de troca é um direito assegurado por lei. Em alguns casos, a substituição é uma cortesia da loja. Essa cortesia segundo o gerente de uma loja de calçados do calçadão da treze, Willian Rodrigues, a troca acaba sendo uma estratégia para vender mais. O administrador, Juan Chaves, também aproveitou a  segunda-feira para  fazer a troca do presente. Ele diz que se algo mais lhe interessar acaba levando.

A comerciante, Sônia Campello, proprietária de uma loja de roupas na área central, garante a troca dos produtos, pois, segundo ela é uma forma de fidelizar o cliente, principalmente neste período com as limitações impostas pela pandemia. Apesar de criticar as restrições da fase vermelha, que vigorou no último final de semana, ela explica que aceita as medidas adotadas.

Mesmo com as medidas restritivas da fase vermelha do Plano São Paulo, muitos comerciantes na área central de campinas abriram as portas no último sábado. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas, a ACIC, grande parte abriu no sistema drive-trhu,  que é permitido.

A fase vermelha volta a ser adotada nos dias primeiro, dois e três de janeiro. Na segunda-feira,  será retomada a fase amarela em todo o Estado. E no dia sete, está programada a nova reclassificação do Plano São Paulo, porém, o Governo do Estado já adiantou que nenhum município irá avançar para a fase verde do plano, que é menos restritiva.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.