As luzes que enfeitam as residências, os shoppings, lojas, empresas e uma série de outras localidades fazem parte das tradições natalinas e a várias semanas já compõem o cenário em todos os locais. Porém é preciso muito cuidado para a instalação das clássicas luzes de natal.
Para garantir que as festividades ocorram com segurança e economia, a CPFL Energia, alerta sobre os cuidados para evitar surpresas desagradáveis. De acordo com Rodrigo Bianchi, gerente geral de operações de campo da companhia distribuidora de energia elétrica, antes de iniciar a decoração é importante verificar as condições dos fios para evitar os choques elétricos e até incêndios. Outra recomendação é é evitar o uso de T´s, benjamins e qualquer outro tipo de extensão.
Outra precaução de segurança é checar o estado das instalações elétricas antes de ligar qualquer enfeite natalino à tomada. Neste caso é necessário verificar a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si. No caso de instalações externas ou de grandes proporções o recomendado é contratar um profissional qualificado.
Apesar das lâmpadas não serem as maiores consumidoras de energia elétrica, neste período de natal a quantidade e o tempo de permanência delas acesas podem comprometer na hora da conta. A preferencia deve ser dada as lâmpadas leds, que consomem menos energia.
De acordo com o gerente geral de operações de campo da CPFL Energia, Rodrigo Bianchi, para garantir maior segurança o consumidor deve ficar atento ao selo do Imetro nos produtos para evitar transtornos, pois, o barato pode sair caro.