Ouça ao vivo

Emprego cresce na RMC, mas fase amarela pode frear otimismo

Foto: Arquivo CBN

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados apontou a criação de  3.304 postos de trabalho em Campinas, em outubro. Na Região Metropolitana de Campinas, foram 8.375 vagas criadas.

Baseada nos dados do CAGED, Eliane Rosandiski, economista do Observatório PUC-Campinas, analisa que o motivo deste saldo positivo no emprego, que ocorre pelo quarto mês consecutivo, se deve principalmente ao alto volume de contratações na cidade de Campinas, o maior dos últimos oito anos.

Ela explica que a retomada nas oportunidades reflete a flexibilização nas medidas de distanciamento social e a retomada da confiança que veio com a Fase Verde na cidade.

No entanto, Eliane avalia que a vagas de emprego perdidas em 2020 ainda superam as criadas, com um déficit até o momento de 10 mil e 900 postos. Para Eliane Rosandiski, esse crescimento na oferta de vagas reflete um aumento na perspectiva de demanda com a chegada do Natal, pagamento do décimo terceiro e o auxílio emergencial.

No entanto, ela observa que o retorno do Estado de São Paulo à fase amarela pode desestimular a retomada, além da previsão do auxílio emergencial terminar no fim do ano.

Os empregos criados em outubro favoreceram os trabalhadores com Ensino Médio completo, na faixa etária de 18 a 24 anos. Trabalhadores acima de 50 anos seguem com poucas oportunidades.  As mulheres também foram menos favorecidas, ficando com 37% das vagas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.