O prefeito eleito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), anunciou nesta terça-feira mais seis secretários que vão compor a equipe de governo a partir de 1° de janeiro. Entre eles, Sandra Cioci, esposa do atual prefeito Jonas Donizette, foi nomeada para a pasta de Cultura.
Dário afirma que o fato de Sandra ser a atual primeira-dama não poderia ser motivo para afastá-la do futuro governo.
Na live em que foi anunciada pelo prefeito eleito, Sandra Cioci não citou Jonas e falou sobre os planos para a Cultura.
Dois candidatos a prefeito que foram derrotados nas urnas também voltam à Administração Municipal após trabalharem com Jonas. Rogério Menezes reassume a Secretaria do Meio Ambiente e André Von Zuben agora será responsável pela pasta de Gestão e Controle. Com o atual prefeito, Von Zuben foi secretário de Desenvolvimento Econômico.
Dário nomeou ainda Aurílio Sérgio da Costa Caiado como secretário de Finanças, Maria Emilia de Arruda Facioni para a Secretaria de Administração e Vandecleia Elvira Moura para a pasta de Assistência Social.
Confira o perfil dos secretários anunciados:
SECRETARIA DE FINANÇAS
AURÍLIO SÉRGIO COSTA CAIADO
É doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp, mestre em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Fundação Getúlio Vargas, tem especialização no Programa de Mestrado em Direito da USP e é graduado em Arquitetura e Urbanismo. É diretor-presidente da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e professor de cursos de especialização no Instituto de Economia da Unicamp. Foi secretário de Finanças em Mogi das Cruzes e Sorocaba e atuou como coordenador na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
MARIA EMILIA DE ARRUDA FACCIONI
É advogada formada pela PUC-Campinas, especialista em Direito Processual Civil. Como procuradora da Prefeitura de Campinas, presidiu comissões de licitação, dirigiu o Departamento de Suprimentos da Secretaria de Administração e integrou o Conselho de Contribuintes do Município. Foi assessora técnica da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), do Ministério da Educação em programa da Unesco, da Secretaria de Gestão e da Prodam na Prefeitura de São Paulo. Também foi diretora administrativa da Agemcamp.
SECRETARIA DE CULTURA
SANDRA CIOCCI
Sandra Ciocci é professora doutora responsável pela área de desenvolvimento cultural dos alunos da Facamp, incluindo trabalhos em música, literatura, cinema, teatro e artes visuais. Fez a produção da mostra ‘Eu vi o mundo…’, ainda em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Integra igualmente o grupo de pesquisa em música e sound design aplicados à dramaturgia e ao audiovisual do Instituto de Artes da Unicamp e é mestre e doutora em Música pela mesma universidade.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, PESSOA COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS
VANDECLEYA ELVIRA DO CARMO SILVA MORO
Formada em Direito e Gestão Pública, foi diretora do Centro de Especialidade de Valinhos, órgão ligado à Secretaria de Saúde. Tem Experiência na Área Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente, atuando como Conselheira Tutelar no município de Valinhos e como Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, experiência na Área Social e dos Direitos da Mulher atuando como Conselheira Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e experiência na Área de Gestão Pública, atuando como Assessora Parlamentar na Câmara Municipal de Valinhos.
SECRETARIA DO VERDE
ROGÉRIO MENEZES DE MELLO
É formado em Oceanografia pela Universidade Federal de Rio Grande-RS (1989) e mestre em Ciências/Ecologia pela mesma Universidade (1992). Ex-secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, entre 2013 e 2020. É ex-secretário adjunto de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, de 2011 a 2012; ex-secretário de Meio Ambiente de Diadema-SP (2009-2010); ex-secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Marília (1997-2000).
SECRETARIA DE GESTÃO E CONTROLE
ANDRÉ VON ZUBEN
Bancário de profissão, foi presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e diretor administrativo do Plano de Saúde do Banespa. Foi presidente do Conselho de Entidades Assistenciais filiadas à Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas). Está em seu segundo mandato como vereador de Campinas. Já foi secretário municipal de Habitação, presidente da Cohab Campinas e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.