O município de Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas, voltou a atingir 100% de ocupação em leitos hospitalares. O índice foi atingido pela segunda vez nesta segunda-feira, dia 14. A ocupação máxima já havia ocorrido no dia primeiro deste mês.
De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, Graziela Garcia, na segunda-feira, eram 83 internados, dos quais 58 confirmados para covid-19.Do total, 49 estavam em leitos clínicos e 34 em UTI´s. Para a secretaria, o grande problema neste momento é o relaxamento dos cuidados para evitar a Covid-19. A secretaria explicou que nesta, terça-feira, um dia após a cidade atingir 100% dos leitos, o índice caiu para 85% de ocupação e continua preocupante. De acordo com ela o perfil dos pacientes internados por Covid-19 mudou em relação ao inicio da pandemia quando os mais acometidos eram os idosos.
Indaiatuba tem espaço físico e respiradores para atender a população, no entanto o grande problema tem sido a falta de médicos e demais profissionais de saúde para o atendimento. O município possui também capacidade financeira para comprar leitos em outras cidades, porém, neste caso a dificuldade é encontrar unidades disponíveis. A cidade também integra o Plano Regional, que busca leitos em outras localidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba, o cenário que já está ruim tende a piorar nas próximas semanas com as festa de Natal e Ano Novo. Para tentar conter o aumento no numero de casos, a secretaria explicou que está sendo realizada uma grande campanha de conscientização, inclusive com carros de som circulando pela cidade, Outdoor, agentes comunitários em contato com a população e mensagens por whatsApp informando sobre a situação.