Jovens puxam para cima os índices da covid-19

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos de Covid-19 entre os jovens de 20 a 29 anos registrou um aumento de 25,7%.  No inicio de junho, no pico da pandemia , o índice era de 13,6%.  Em 20 de novembro, subiu para 17,1%.

Em Campinas, de acordo com a Diretora Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea von Zuben, a participação dos jovens entre os infectados, a partir da 42ª semana epidemiológica de 11 a 17 de novembro, foi de quase o dobro do verificado na semana anterior.

De acordo com ela, os jovens de 15 a 29 anos estão puxando a taxa de transmissão. A grande preocupação agora é com as festas de final de ano. Ela lembra que na fase verde do Plano São Paulo de flexibilização, os índices de contaminação e ocupação de leitos eram considerados satisfatórios e estavam em queda.  Em sua opinião, isso provocou a sensação de segurança na população, que se descuidou das medidas de prevenção.

A projeção para este final de ano e inicio de 2021 é de continuidade no aumento de casos. A princípio nos casos leves, mas,  já há aumento também nos casos mais graves da  doença  que exigem internação e  UTI. Para Andrea von Zuben, o agravamento da situação depende muito da colaboração da população. A recomendação dela para as festas de final de ano é evitar aglomerações e manter as celebrações apenas com o seu núcleo familiar.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

Motociclista fica em estado grave após acidente na Rodovia Santos Dumont em Campinas

Em Piracicaba, motorista perde controle de carro e ‘sobe’ em poste

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.