Ouça ao vivo

Jovens puxam para cima os índices da covid-19

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos de Covid-19 entre os jovens de 20 a 29 anos registrou um aumento de 25,7%.  No inicio de junho, no pico da pandemia , o índice era de 13,6%.  Em 20 de novembro, subiu para 17,1%.

Em Campinas, de acordo com a Diretora Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea von Zuben, a participação dos jovens entre os infectados, a partir da 42ª semana epidemiológica de 11 a 17 de novembro, foi de quase o dobro do verificado na semana anterior.

De acordo com ela, os jovens de 15 a 29 anos estão puxando a taxa de transmissão. A grande preocupação agora é com as festas de final de ano. Ela lembra que na fase verde do Plano São Paulo de flexibilização, os índices de contaminação e ocupação de leitos eram considerados satisfatórios e estavam em queda.  Em sua opinião, isso provocou a sensação de segurança na população, que se descuidou das medidas de prevenção.

A projeção para este final de ano e inicio de 2021 é de continuidade no aumento de casos. A princípio nos casos leves, mas,  já há aumento também nos casos mais graves da  doença  que exigem internação e  UTI. Para Andrea von Zuben, o agravamento da situação depende muito da colaboração da população. A recomendação dela para as festas de final de ano é evitar aglomerações e manter as celebrações apenas com o seu núcleo familiar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.