O Governo do Estado de São Paulo proibiu o funcionamento de shoppings, bares e restaurantes nesses feriados de fim de ano, como medida de evitar aglomerações e conter o avanço do coronavírus.
No entanto, uma situação difícil de ser enfrentada em Campinas é a festa clandestina, que têm ocorrido com frequência nos fins de semana, de difícil controle pela GM. O Comandante da Guarda Municipal, Márcio Frizarin, conta ser comum o flagrante dos chamados pancadões.
Frizarin afirma que a administração municipal está agindo para coibir essa prática, utilizando inclusive o serviço de inteligência, mas explica que o pancadão ocorre num ambiente complicado para a ação da força de segurança. No entanto, ele garante que a Guarda Municipal está treinada para atuar neste tipo de situação.
Os GMs observam, além da grande aglomeração, que muitas pessoas não usam máscaras nestas festas. Márcio Frizarin lembra que os pancadões são ilegais mesmo num cenário sem pandemia e atualmente geram prejuízos ainda mais graves. Os responsáveis pelas festas são multados por desrespeito às regras sanitárias de combate à covid-19 com valores que variam de R$ 1,4 mil a R$ 3,6 mil.