Ouça ao vivo

Quase 3,2 mil empresas fecham em Campinas em 2020

Foto: Danilo Braga/ Arquivo CBN

A Junta Comercial do Estado de São Paulo informou que entre janeiro e outubro deste ano, 3.180 empresas foram encerradas em Campinas. O número, apesar de elevado, é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 4.382 CNPJs deram baixa. A situação se repete em toda a região metropolitana, que no acumulado, registrou mais baixas em 2019 do que em 2020, ano em que a pandemia atingiu fortemente a economia mundial.

Foram 10.988 encerramentos registrados nos dez primeiros meses do ano passado, contra 7.672 deste ano. O economista da ACIC, Laerte Martins, afirma que os números mostram que a economia da região já estava fragilizada nos meses que antecederam a pandemia. “Nós tivemos aí um volume relativamente grande de fechamento de empresas, não só pela pandemia, mas porque a economia estava balançando um pouco. Por isso houve um impacto maior das empresas que estavam saindo do mercado”, explicou.

Já o número de empresas ativas diminuiu no período em análise. Eram 5.097 e agora são 4.460 em Campinas. Já na RMC, o número passou de 12.155 para 11.278.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.