A reclassificação para a fase amarela do Plano São Paulo derrubou as expectativas dos comerciantes em Campinas para este período de final de ano. A medida não implica no fechamento de comércios, bares, restaurantes, porém, com a reclassificação, o horário de funcionamento foi reduzido para 10 horas e o limite de capacidade de clientes nas lojas ficou restrito a 40%.
De acordo com a presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade, Adriana Flosi, para amenizar o problema foi feita uma pesquisa com o comerciante da área central para saber qual o melhor horário para o funcionamento das lojas.
Além da queda no faturamento, outra grande preocupação segundo ela, é a possiblidade de aglomerações devido o tempo reduzido do funcionamento do comercio. Quanto aos protocolos sanitários amplamente divulgado desde o inicio da pandemia, a presidente da Acic lembra que já foram incorporados no dia a dia do comercio.
Diferente dos anos anteriores em que as lojas abriam as portas às 8h e estendia até às 22h, desta vez terá que dividir as 10 horas permitidas pela reclassificação do Plano São Paulo para retomada gradual da economia.