A Unicamp confirmou um novo adiamento do plano gradual de retomada das atividades presenciais por causa da fase amarela do Plano São Paulo do Governo do Estado de contingência da covid-19. Com isso, as atividades do chamado Plano 3, que previa até 60% de servidores e até 25% de alunos, foram adiadas por tempo indeterminado.
A universidade avalia que, por causa das festas de fim de ano, será necessário um prazo de pelo menos 10 dias para que se saiba os efeitos de possíveis aglomerações e um eventual crescimento da curva de contágio. Desta forma, pelo menos até 11 de janeiro, fica suspensa a retomada de atividades não-essenciais.
Outra justificativa da Unicamp para adiar o retorno é a de que ainda não existe um plano de vacinação definido no país. Quando houver a autorização, a universidade vai continuar exigindo a testagem de todos os alunos e servidores que foram voltar às atividades presenciais.
Mesmo com a autorização de 60% dos funcionários em vigor desde novembro, segundo a Unicamp, pouco mais de 20% dos servidores voltaram ao trabalho presencial. A recomendação da instituição é de que as atividades continuem sendo feitas preferencialmente online.