O Prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciou neste sábado, o plano de expansão de 43 leitos de UTI para Covid-19. A medida será adotada caso os números da doença continuem em elevação.
Atualmente, a rede municipal mantém 74 leitos para pacientes do SUS. Em reunião realizada com o Secretário Municipal de Saúde, Lair Zambon e com o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, foi elaborado um documento cobrando a ampliação dos leitos do SUS Estadual.
O Governo do Estado mantém apenas 17 leitos de UTI para atender pacientes de Campinas e demais municípios que procuram a rede publica na cidade. O pedido segundo o prefeito é de mais 29 unidades. Com isso o numero de leitos do Estado chegaria a 50% do que foi oferecido durante o pico da pandemia em julho e agosto. Na ocasião o Estado mantinha 90 leitos.
Dentro do plano de expansão dos leitos municipais de UTI para Covid-19, serão disponibilizados no 15 unidades no Hospital Ouro Verde, 10 na Santa Casa, oito na Casa de Saúde e 10 no Mário Gatti. De acordo com o prefeito caso seja necessário a ampliação outros serviços terão que ser suspensos.
Para que os leitos sejam implantados se necessário for as equipes médicas serão remanejadas. O plano de expansão, segundo o Prefeito, foi elaborado para atender a demanda caso os números venham a aumentar.
A orientação a população é manter o isolamento social e fazer uso dos equipamentos de segurança a saúde como higienização e máscara.